Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Família Franciscana se prepara para celebrar Nossa Senhora dos Anjos em Juína

Publicada em: 04/08/2025 11:54 - Juína Igreja

A Família Franciscana em Juína se prepara para celebrar com grande devoção a festa de Nossa Senhora dos Anjos, no próximo sábado, 2 de agosto, às 19 horas. A celebração contará com a presença especial de um frade vindo de Cuiabá e acontecerá em clima de fé e gratidão.

Segundo a Irmã Carla, da Família Franciscana, essa celebração é de profunda importância para a Ordem. “Nossa Senhora dos Anjos é uma das padroeiras da nossa Ordem, junto com a Imaculada Conceição. Por meio dela, muitas graças foram alcançadas”, afirma.

A história da devoção remonta à pequena capela da Porciúncula, em Assis, na Itália. De acordo com a tradição, três eremitas vindos de Jerusalém levaram ao local uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora, e ali construíram uma singela capela. Com o passar do tempo, contam os registros, pessoas começaram a ouvir cantos de anjos naquele lugar, dando origem ao nome: Santa Maria dos Anjos.

Foi neste mesmo local que São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, recebeu a capela como doação de um monge. Humilde, ele não quis a posse do local, mas propôs pagar um "aluguel simbólico", oferecendo um peixe ao monge todos os meses – gesto que, segundo Irmã Carla, é mantido como tradição até hoje.

Ao perceber a importância espiritual da capelinha, São Francisco pediu ao Papa que concedesse uma indulgência plenária a todos que visitassem o local em espírito de penitência e fé. “Naquele tempo se vendiam indulgências, mas São Francisco queria que essa graça fosse gratuita. Ele disse ao Papa: ‘Não quero tempo, Santo Padre. Quero almas’”, relembra Irmã Carla.

A tradição da indulgência foi mantida ao longo dos séculos, sendo reafirmada por diversos papas. Uma das práticas devocionais associadas é a de entrar e sair da igreja por três vezes, em sinal de confiança e arrependimento, como forma de receber essa indulgência espiritual.

A comunidade está convidada a participar da missa em honra a Nossa Senhora dos Anjos. “Sintam-se todos acolhidos. Venham celebrar conosco e receber essa graça de Deus”, convida a irmã.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...